Pontos estratégicos recebem aplicação de inseticida contra o Aedes Aegypti em Veranópolis
A equipe de endemias, vinculada à Secretaria da Saúde de Veranópolis, realizou na última semana, entre os dias 11 à 15 de março, a aplicação do adulticida fluodora de baixo volume em alguns locais estratégicos do município para controle do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika.
O fluodora é um adulticida perifocal, ou seja, um inseticida dedicado a matar mosquitos na fase adulta, capaz de alcançar pontos específicos de difícil acesso.
Além do inseticida, os agentes de combate a endemias realizaram a inspeção nos locais e orientaram os responsáveis pelos imóveis vistoriados sobre os meios de prevenção à disseminação do mosquito causador da dengue. Uma ação importante, também realizada pelos agentes de endemias, foi o fechamento de caixas d’agua com telas.
Essa é uma estratégia de controle da proliferação desse vetor que visa complementar as alternativas que estão sendo realizadas para minimizar a população dos mosquitos adultos na cidade. Por ter poder residual, o inseticida, pode ser adotado nas áreas urbanas, de maneira preventiva a fim de reduzir a incidência do inseto.
Considerando a dinâmica de trabalho foram escolhidos pontos estratégicos do município que são constantemente monitorados, locais como oficinas, guincho, lavagens de carros e outros, onde apresentam maior risco de haver proliferação do mosquito, além de serem áreas de acúmulos de materiais e consequentemente locais que apresentam pontos com água parada onde já foram encontrados e coletados mosquitos Aedes Aegypti.
Essa ação que tem por objetivo criar uma barreira química residual para proteger, além dos respectivos trabalhadores, as demais pessoas que venham a circular nos ambientes tratados.
📸 Fotos: SMS