Operação Efêmero combate delitos contra a fé pública e violação de sigilo profissional

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção do Departamento Estadual de Investigações Criminais (1ªDecor/Deic), nesta manhã (11/03) deflagrou a Operação Efêmero. O objetivo é desarticular associação criminosa que pratica delitos de estelionato mediante uso de documentos públicos por eles falsificados (CNH, identidades, procurações), além de falsificação de boletos bancários.

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Alvorada, Gravataí e Viamão. Uma pessoa foi presa em flagrante por falsificação de documento público, tentativa de uso de documento público e falsa identidade.

Além dos crimes de estelionato e contra a fé pública, também há indícios de que haja violação de sigilo funcional, uma vez que existe a possibilidade de um servidor público estadual vinculado ao IPE-PREV estar envolvido na prática de tais delitos.

Segundo o Delegado Max Otto Ritter, as investigações tiveram início a partir do compartilhamento de provas com a Delegacia de Polícia de Homicídios de Viamão que, ao cumprirem ordem judicial na casa de um dos suspeitos, se depararam com material contendo diversas anotações que indicavam a prática de crimes de atribuição dessa Especializada. A partir de então, diligências foram realizadas no sentido de se elucidar as circunstâncias em que se deram os fatos apontados, comprovando a materialidade e a autoria das condutas identificadas.

Leia também:  Brigada Militar prende homem com drogas na meia e em prisão domiciliar, no interior de Nova Roma do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo