Na 12ª semana epidemiológica do ano, microrregião de Veranópolis registra 40 notificações de casos de dengue
Do total de casos notificados entre os cinco municípios, seis foram confirmados
O Rio Grande do Sul segue enfrentando uma alta de casos de dengue em 2024. Até a publicação desta reportagem, os dados do painel da Dengue da Secretaria Estadual de Saúde informavam 49.422 notificações, 24.081 casos confirmados, sendo 20.436 casos autóctones (contraídos no próprio estado). Nesta terça-feira (19), são 24 mortes de gaúchos em decorrência da dengue; 466 municípios gaúchos já foram infestados com o mosquito.
Em Veranópolis, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, há um total de 13 notificações, sendo um suspeito, um caso positivo (importado) e 11 com resultado negativo. Vila Flores conta com um caso confirmado e um em investigação. Cotiporã investigava um caso suspeito na cidade, que foi descartado. Já Fagundes Varela tem um caso autóctone e um descartado. Nova Prata possui 24 casos notificados, sendo três confirmados; 10 ainda são investigados.
Neste cenário, são seis casos de dengue confirmados efetivamente. O número triplicou desde a 9ª semana epidemiológica, quando havia apenas dois casos confirmados.