Uma moradora do Centro de Lajeado foi vítima de um golpe online envolvendo um site falso que se passava pela plataforma de e-commerce. A vítima, que não quis se identificar, relatou que acreditou estar participando de um programa de remuneração da empresa, no qual receberia comissões por dar likes e fazer compras de produtos.
Após realizar três transferências via Pix, totalizando um prejuízo de R$ 12.187,00, ela percebeu que se tratava de um golpe. As transferências foram feitas para a conta bancária de um terceiro.
Como o golpe funcionou
A vítima recebeu um contato telefônico de um indivíduo que se identificou como funcionário da empresa. O golpista ofereceu a ela a oportunidade de participar de um programa de remuneração da empresa, no qual ela receberia comissões por realizar tarefas simples, como dar likes em produtos e fazer compras.
Para participar do programa, a vítima foi instruída a acessar um site falso que se passava pela plataforma da Shopee. No site, ela forneceu seus dados pessoais e bancários, e realizou as três transferências via Pix.