Os irmãos Elias Costa da Silva, 9 anos, e Vitória Costa da Silva, 7 anos, vítimas de intoxicação por monóxido de carbono em 10 de março, deixaram a UTI pediátrica do Hospital Universitário de Santa Maria na manhã desta quinta-feira (28). As crianças retornaram ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, onde seguirão o tratamento em leitos clínicos.
Após 18 dias de internação, Elias e Vitória apresentaram melhora significativa no quadro de saúde e estão estáveis. Elias deixou o hospital caminhando, enquanto Vitória foi transferida em uma maca.
Diferente da transferência para Santa Maria, que foi realizada por transporte aéreo devido à gravidade do estado de saúde das crianças, o retorno a Vacaria foi feito em uma ambulância.
No dia 10 de março, Elias, Vitória e seus familiares foram vítimas de intoxicação por monóxido de carbono após o uso de um gerador de energia dentro de casa. A mãe das crianças, Cíntia de Moraes Costa, 36 anos, e as irmãs Ana Júlia Costa da Silva, 15 anos, Cintia Maria Costa da Silva, 11 anos, e Samara Costa da Silva, 3 anos, faleceram em decorrência da intoxicação.
A investigação do caso segue em andamento pela Polícia Civil. O companheiro da mãe das crianças de 31 anos, que também foi intoxicado, prestou depoimento e afirmou que o gerador costumava ser ligado dentro de casa.