O Grêmio iniciou na tarde deste sábado, em Caxias do Sul, a sua história na decisão do Campeonato Gaúcho. O Tricolor entrou em campo no Estádio Alfredo Jaconi, para enfrentar o Juventude, na partida de ida pelas finais do Estadual. O placar ficou zerado e a decisão acontece na Arena, no próximo final de semana.
A partida iniciou equilibrada, com ambas as equipes tentando imprimir seu ritmo de jogo. O Tricolor chegou bem logo aos 2 minutos, com um cruzamento de Pavón, mas a bola passou em frente a meta e saiu pela linha de fundo. Já o Juventude teve uma chance em escanteio, com uma cobrança fechada no primeiro poste, em que Rodrigo Sam desviou de cabeça, mandando por cima. Logo na sequência, foi a vez de Gilberto bater rasteiro de fora da área – Caíque defendeu e a zaga completou afastando.
Os minutos iniciais foram de um jogo truncado, sem chances muito claras. Com 12’ jogados, Gustavo Nunes foi acionado no campo de ataque, mas a arbitragem assinalou impedimento do jogador e o lance acabou anulado.
O Grêmio teve uma falta da intermediária, passados 28’, em que Cristaldo colocou na segunda trave, a defesa afastou, mas na sobra Pavón arriscou de longe – a bola saiu com perigo à esquerda do gol. Logo depois, aos 30’, Diego Souza dominava a bola quase na risca da grande área, quando o goleiro adversário tirou de soco, com a mão fora da marcação, mas nada foi marcado.
Já a equipe da serra também ameaçou e cinco minutos depois chegou com Gilberto que finalizou da entrada da área, para boa defesa de Caíque.
Na reta final, aos 40’, Pavón foi acionado, tirou três marcadores e chutou colocado, mas a bola acabou saindo à direita do gol, em grande jogada criada pelo Tricolor. Em resposta, Rildo conseguiu recuperar a bola para o Juventude, passou pela zaga e chutou, obrigando Caíque a fazer boa defesa.
O segundo tempo começou com os donos da casa chegando ao ataque: Rildo arriscou da entrada da área, limpando a marcação e finalizando a gol. Caíque segurou. Na sequência, Gilberto arrematou, mas o goleiro gremista defendeu mais uma vez.
O Tricolor criou algumas oportunidades seguidas, mas uma das melhores em cobrança de falta: F. Cristaldo, aos 12 minutos, mandou em direção a meta, mas o arqueiro adversário defendeu. Outra chance tricolor aconteceu aos 30’, quando Pavón cobrou uma nova falta, mandando direto, obrigando boa defesa do goleiro Gabriel.
Com o empate sem gols, tudo fica para ser decidido na Arena, no próximo sábado, às 16h30.
Fotos: Lucas Uebel | Grêmio FBPA