A Brigada Militar divulgou, na manhã desta sexta-feira (8/3), resultados operacionais relativos aos dois primeiros meses de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado em Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Santa Maria e Passo Fundo.
Canoas foi o município que apresentou os melhores índices de produtividade da Brigada Militar. O grande destaque foi o total de drogas apreendidas, que cresceu 2.205%. Ao todo, foram apreendidos 24,6 quilos de drogas, ante 1,06 quilo do ano passado. Dos 24,6 quilos, 16,5 foram de maconha, 7,5 de cocaína e 530 gramas de crack. Entre as armas apreendidas, houve crescimento de 364%. Foram registradas 51 apreensões, contra 11 realizadas em janeiro de fevereiro de 2023.
Em Santa Maria, o número de munições apreendidas cresceu 1.683%. O crescimento nos indicadores de produtividade também foi notado em relação ao número de armas de fogo apreendidas, que cresceu 137% no município. As prisões em flagrante tiveram aumento de 30%, enquanto as recapturas de foragidos cresceram 24%.
Já em Caxias do Sul, a Brigada Militar investe na Operação Cerco Fechado, que tem como objetivo o combate aos crimes violentos letais intencionais e a coibição da ação de organizações criminosas. A iniciativa conta com aporte de efetivos de tropas especializadas, que se somam aos efetivos orgânicos dos batalhões locais.
Entre os principais resultados de produtividade registrados no município, houve um aumento de 28% no número de prisões de indivíduos foragidos e de 47% nas apreensões de armas de fogo. O número de armas brancas recolhidas aumentou 36%, e o de munições, 35% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Outro município de destaque é Porto Alegre, onde houve um aumento de 13% no número de flagrantes e 11% a mais de armas brancas recolhidas. Passo fundo também comemora o aumento de produtividade, com 36% a mais no número de prisões em flagrante, o que acarretou crescimento de 48% de armas de fogo apreendidas e 133% de munições recolhidas.