O Banco Central (BC) comunicou nesta segunda-feira (18) o vazamento de dados cadastrais de 46.093 chaves Pix de clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia).
Falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento provocaram a exposição dos dados, que não incluem informações protegidas por sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos.
Transparência e comunicação aos clientes:
- Apesar do baixo impacto potencial para os clientes, o BC optou por divulgar o incidente em nome da transparência.
- A Fidúcia notificará os clientes afetados por meio do aplicativo da Phi Pagamentos ou do internet banking da instituição.
- O BC alerta que estes são os únicos canais oficiais de comunicação e pede que os clientes desconsiderem qualquer outro tipo de contato, como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.
Investigação e sanções:
- O BC está investigando o caso e poderá aplicar sanções à Fidúcia, como multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.
Histórico de vazamentos:
- Este é o sexto incidente de vazamentos de dados do Pix desde sua criação em 2020.
- Em todos os casos, foram vazadas informações cadastrais, sem a exposição de senhas e saldos bancários.
- O BC mantém uma página em seu site para que os cidadãos possam acompanhar incidentes relacionados com a chave Pix ou demais dados pessoais em poder do BC.