Ameaçado de extinção, lobo-guará é visto em parque do RS

Na manhã de domingo (03), um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), animal ameaçado de extinção, foi avistado no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra Gaúcha. Funcionários da empresa que administra o cânion registraram a aparição do animal, que é conhecido como “fantasma dos aparados” pela população local devido à raridade com que aparece.

Em janeiro de 2023, a espécie já havia sido vista no mesmo município. Este ano, outro lobo-guará foi encontrado dentro de uma residência em Cunha, no interior de São Paulo.

O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Pesa entre 20 e 25 quilos e pode medir até quase 2 metros de comprimento. A pelagem vermelha-dourada, cernelha de coloração preta e pernas longas e finas são algumas das características que o distinguem de outros da sua espécie, que ficou conhecida popularmente como o símbolo do Cerrado.

O lobo-guará está ameaçado de extinção devido à perda de habitat, caça e atropelamentos. A preservação da espécie é fundamental para o equilíbrio ecológico dos biomas onde ele habita, como o Cerrado, a Caatinga e os Pampas.

Existem diversas ações em andamento para proteger o lobo-guará, como a criação de unidades de conservação, programas de educação ambiental e pesquisa científica. A colaboração da população é fundamental para o sucesso dessas ações.

Sair da versão mobile