Nova Prata assina convênio no programa Teacolhe e torna-se referência na região

Na última segunda-feira, 06, o prefeito Alcione Grazziotin, juntamente com o secretário de saúde, José Cavagnollo, e a representante do Círculo TEAmo de Nova Prata, Diógenes Lorenzet, estiveram em Porto Alegre, junto ao governador Eduardo Leite e a secretária de saúde, Arita Bergman, para a assinatura do convênio de Nova Prata no Programa TEAcolhe, o qual permite a abertura de um Centro de Atendimento em Saúde – CAS.

Tal programa tem por objetivo a avaliação e acompanhamento por equipe multidisciplinar, com expertise na área, de pessoas autistas e de sua família. O mesmo foi lançado pela Secretaria da Saúde do estado em 2021 e hoje representa uma retaguarda assistencial e de suporte técnico-pedagógico às equipes dos municípios por meio dos centros macrorregionais de referência.

Para que o CAS possa funcionar, será necessária uma equipe de profissionais composta por: terapeuta ocupacional, psicólogo, psiquiatra ou neurologista ou pediatra ou clínico geral, fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, musicista, psicopedagogo e psicomotricista. Em Nova Prata, já temos o espaço e no decorrer do ano as atividades iniciarão.

As consultas serão agendadas via sistema GERCON – através do estado e atenderemos pessoas de toda microrregião. Atualmente, conforme o último levantamento, são mais de 190 pessoas com espectro autista na região da qual Nova Prata se tornou referência.

Sair da versão mobile