Na noite deste sábado, 17 de fevereiro, por volta das 22h50min, um indivíduo, identificado como Ivanir de Mattos Guimarães, 33 anos, natural de São Borja, mas residente em Farroupilha, invadiu a Delegacia de Polícia de Farroupilha. No momento da invasão, a equipe de plantão atendia uma guarnição da Brigada Militar por uma ocorrência diversa.
O indivíduo adentrou furtivamente o prédio e, quando foi avistado pelos policiais, já se encontrava no saguão interno, área de acesso exclusivo de servidores. Ele portava uma barra de ferro e um facão, o que deu início à abordagem policial.
Os policiais iniciaram a abordagem com ordens verbais para que o indivíduo largasse a barra de ferro e se colocasse em posição de busca pessoal. No entanto, ele não obedeceu às ordens e partiu para cima dos policiais com os objetos que portava.
Diante da iminente agressão, os policiais utilizaram, inicialmente, dois disparos de arma não letal de impulso elétrico, que se mostraram insuficientes para conter o ímpeto do indivíduo. Na sequência, foram efetuados seis disparos de calibre .12 com munição não letal (antimotim), também sem sucesso em cessar a investida contra os policiais, que estavam sendo encurralados contra a parede do saguão da Delegacia.
Em legítima defesa, para evitar a agressão que colocaria em risco suas vidas, os policiais efetuaram disparos na região toráxica do indivíduo, cessando, assim, o intento criminoso.
O SAMU foi acionado e constatou o óbito do indivíduo. A Perícia do IGP também foi acionada e constatou os vestígios de dois disparos de arma não letal de impulso elétrico, seis disparos de munição antimotim e um disparo de arma de fogo no pé e dois no tórax. Ressalta-se que as informações sobre os disparos letais são preliminares, pois a perícia necroscópica ainda não foi concluída.
Participaram da abordagem um Policial Civil que estava de plantão e a guarnição da Brigada Militar que se encontrava na Delegacia no momento da invasão.
Informações Polícia Civil.