No último final de semana, 03 e 04, aconteceu a Festa da Vindima, na Praça da Bandeira, em Nova Prata. A exemplo da edição passada, foi uma verdadeira celebração do resgate cultural e valorização da produção local.
Durante as tardes e noites, os participantes puderam vivenciar uma série de atividades, desde a pisa da uva até a produção de delícias como torresmo, chimias, pães, grostollis, biscoitos e artesanato em palha de trigo, conhecido como ‘dressa’. Além de acompanhar de perto todo o processo de produção, os visitantes tiveram a oportunidade de adquirir produtos locais, como uvas, vinho doce, suco de uva, chimias, frutas da época, pão caseiro, biscoitos, grostollis, embutidos, torresmo, entre outros.
O público se envolveu com muito entusiasmo nos jogos e brincadeiras, tanto participando quanto assistindo o Campeonato de Bisca, jogo de mora, bocha ao cepo, debulhar milho, corrida de carriola, chute ao pneu e serrar torra. Atividades de resgate cultural envolvendo pessoas de todas as idades.
A novidade deste ano, foi o passeio de carretão para colheita de uva diretamente no parreiral e a exposição e demonstração de colmeias de abelhas sem ferrão e produtos oriundos do mel.
O resgate da cultura e tradição também esteve no canto, evidenciado através de apresentações de corais, Coral Per Tutte l’Eta e Eco Dei Monti, além de Joce Sampaio e Trio e o Grupo Passiones.
Um evento de extremo sucesso, realizado pelo Município de Nova Prata, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer com apoio da EMATER, Grupo do Vinho Pratense e Agroindústrias, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além da valorosa participação dos expositores e produtores familiares locais.
Fotos: Vilson Paludo e Monalise Canalle / Assessoria de Comunicação / PMNP