A Diocese de Caxias do Sul, em comunhão com toda a Igreja Católica no Brasil, lançou na Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, a 60ª edição da Campanha da Fraternidade que, em 2024, tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8). Neste sentido, a Coordenação de Pastoral, em parceria com o Hemocentro Regional de Caxias do Sul, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, propõe uma campanha de doação de sangue para o tempo da Quaresma e da Páscoa.
Com o mote: “Unidos pelo sangue de Cristo, somos irmãos e irmãs”, a campanha quer ajudar todos os fiéis das diferentes Regiões de Pastoral a realizar sua ação concreta no tempo da Quaresma e também durante as semanas que sucedem a Páscoa. O Hemocentro Regional de Caxias do Sul atende todos os municípios que estão no território da Diocese.
Assim, o objetivo é, na maioria das regiões pastorais da Igreja Particular de Caxias do Sul, realizar esta coleta solidária de sangue, para auxiliar os irmãos e irmãs que mais necessitam. Por meio das Paróquias e comunidades, dos veículos de imprensa e das redes sociais, a Diocese de Caxias do Sul sugere ampla mobilização a este gesto, com as seguintes informações de datas e locais, já confirmadas pelo Hemocentro.
– A PARTIR DE 14 DE FEVEREIRO | CAXIAS DO SUL (Hemocentro Regional de Caxias do Sul – Rua Ernesto Alves, 2260 | Telefones: (54)3290-4543 e 3290-4580 | E-mail: hemocssocial@caxias.rs.gov.br | Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira: 08h15min às 16h45min (sem fechar ao meio-dia) e Sábados: 08h às 12h)
Ao chegar ao Hemocentro ou ao local de doação nas cidades da Diocese, é necessário informar que a doação é vinculada à campanha de número 154, que identifica a ação. Com esse número, as equipes poderão fazer um levantamento do total de doações por meio desta campanha. Ao finalizar o ato, o doador irá receber um botton oferecido pela Diocese de Caxias do Sul, com a identidade visual da Campanha da Fraternidade 2024.
Já estão confirmadas coletas externas nas cidades abaixo relacionadas. O Hemocentro comunicou que nesses casos são atendidos três doadores por vez, em virtude de estrutura física. Por isso, o que é importante que cada paróquia – mesmo nas cidades que não estão contempladas na primeira rodada de coletas externas – motive as pessoas e realize um pré-cadastro de doadores. Tendo, ao menos, 10 possíveis doadores inscritos, a paróquia deve enviar à Assessoria de Comunicação (Ascom) da Diocese a lista, pelo e-mail: imprensadiocesedecaxias@gmail.com. A Diocese irá repassar a lista ao Hemocentro, que vai fazer o contato para organizar as doações e agendar horários.
– 28 DE FEVEREIRO | FARROUPILHA (UBS Cinquentenário – Avenida São Vicente, 145)
– 06 DE MARÇO | BENTO GONÇALVES (UBS Zona Sul – Rua Goiânia, 590)
– 20 DE MARÇO | CARLOS BARBOSA (Hospital São Roque)
– 10 DE ABRIL | SÃO MARCOS (Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol – Rua Carlos Gomes, 657)
Haverá em outros municípios a mesma ação. A Diocese está aguardando a confirmação dos responsáveis das outras cidades, pelo Hemocentro.
Dia D: ação do clero que atua na Diocese
Se é importante essa ação para mobilizar o povo de Deus, quanto mais poder contar com a participação dos pastores. Por isso, a Diocese de Caxias agendou com o Hemocentro a data de 27 de fevereiro, durante todo o dia, para que os padres, que podem doar sangue, façam sua doação.