Uma cobra da espécie cruzeira foi capturada pelo Corpo de Bombeiros, na tarde dessa segunda-feira (26), em uma residência em Encruzilhada do Sul.
A guarnição foi acionada por volta das 13 horas para atender a ocorrência na Rua Marechal Rondom. A serpente estava na área de serviço do imóvel.
Os socorristas utilizaram um tubo para calhas de chuva para prender o animal, que foi encaminhado aos órgãos ambientais do município e devolvido ao habitat natural. De acordo com os bombeiros, o local escolhido foi bem longe da área urbana.
Encontrada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, a urutu-cruzeiro (Bothrops alternatus, da ordem Squamata, da família Viperidae e do gênero Bothrops) também ocorre na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. A espécie costuma viver em ambientes mais úmidos, por vezes pantanosos, próximos a cursos d’água, em áreas abertas como campos e afloramentos rochosos, em algumas áreas de mata e até mesmo em regiões de cultivo agrícola.
São serpentes terrícolas, robustas e, apesar de poderem atingir mais de 1,50m, a maioria dos indivíduos é menor do que isso. A urutu-cruzeiro possui uma dieta especializada em mamíferos, diferente de outras espécies do gênero Bothrops, que em sua fase jovem se alimentam de presas de sangue frio, como anfíbios e lagartos.
Informações Blog do Juares.