Um casal foi indiciado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro por criar “vaquinhas” falsas na internet usando fotos de crianças doentes. O golpe envolvia o uso de imagens reais de crianças para solicitar doações online.
De acordo com as investigações, vítimas de cinco Estados brasileiros procuraram a polícia para denunciar os perfis fraudulentos mantidos pelo casal em redes sociais.
A mulher alegou em seu depoimento que agiu sozinha, mas as autoridades policiais suspeitam da participação do homem no esquema. O caso agora está sob análise do Ministério Público do Rio. A defesa do casal não se pronunciou sobre o indiciamento.
Um dos casos registrados ocorreu em Gravataí, no Rio Grande do Sul, envolvendo a família de uma menina. Eles abriram uma vaquinha online para custear o respirador mecânico da filha, mas descobriram, um ano depois, que as informações da criança estavam sendo utilizadas em um golpe.
Outra vítima iniciou uma campanha para arrecadar fundos para o tratamento da filha, diagnosticada com leucemia. No entanto, descobriu que a foto da filha estava sendo usada em outra campanha fraudulenta.
O casal golpista se mudou para o Rio de Janeiro em 2022 e utilizava a conta bancária da mãe do homem para receber o dinheiro dos golpes.
A investigação revelou que os golpistas tiraram uma foto da mãe para desbloquear um cartão bancário e abrir uma nova conta.