A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para a possibilidade de tempestades severas, principalmente nas regiões da Campanha, Sul e Sudeste, nesta segunda-feira (12). As condições climáticas podem incluir chuva intensa, granizo e ventos acima de 70 km/h.
A Sala de Situação do estado prevê a ocorrência de temporais antes da chegada de uma frente fria, que trará chuvas fortes, granizo e ventos intensos. Apesar da previsão de queda de temperatura devido à frente fria, a Defesa Civil projeta tempestades com chuvas e ventos intensos entre segunda e terça-feira, mantendo as temperaturas de 3ºC a 5ºC acima da média para o período.
A frente fria, associada a uma região de baixa pressão, aumenta o risco de temporais isolados, descargas elétricas, possível queda de granizo e ventos superiores a 70 km/h. Cidades como Uruguaiana, Bagé e Pelotas podem enfrentar chuvas fortes pela manhã, enquanto Santa Maria e Santa Rosa devem se preparar para fortes pancadas de chuva, acompanhadas por descargas elétricas e ventania.
Na terça-feira (13), as tempestades podem se espalhar por quase todas as regiões do RS, trazendo riscos de transtornos devido às chuvas intensas, ventos acima de 80 km/h e eventual queda de granizo.
A previsão para quarta-feira (14) é de sol entre poucas nuvens na maior parte do Estado, com possibilidade de chuvas moderadas no Norte e Nordeste, acompanhadas de trovoadas.
A Defesa Civil orienta a população a tomar medidas preventivas antes das chuvas, como verificar as condições do telhado e das árvores ao redor, além de adotar precauções durante as tempestades, como desligar aparelhos eletrônicos e fechar portas e janelas. A população é aconselhada a ficar atenta, cadastrar-se no sistema de alertas meteorológicos enviando um SMS com o CEP para 40199, e em casos de emergência, contatar os números 190 ou 193.