A safra da maçã já movimenta a cidade de Vacaria, nos Campos de Cima da Serra. A mobilização ganhará força na noite desta sexta-feira (26), quando um evento reúne entidades e produtores em torno dos preparativos para o trabalho que será realizado ao longo dos próximos quatro meses. O encontro será no CTG Rancho da Integração, a partir das 19h, e é promovido pela Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) e pela Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi).
A mobilização é compartilhada entre diferentes entidades, como órgãos públicos e entes privados. A cada safra, milhares de pessoas passam a viver temporariamente na cidade para trabalhar nos pomares, por isso, é necessário ampliar o acesso a serviços de saúde, segurança pública e o trabalho dos sindicatos. “É um momento de preparação de todos para que possamos ter uma safra planejada e tranquila”, explica o diretor-executivo da ABPM, Moisés Lopes de Albuquerque.
O evento desta sexta-feira deve reunir, além de dezenas de produtores, sindicato, representantes das prefeituras da região e das polícias, que tradicionalmente realizam uma operação especial no período de colheita. Representantes do Ministério Público do Trabalho também participarão do encontro.
A ABPM
A Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) possui em seu quadro de sócios cooperativas, associações estaduais e organizações integradoras e não integradoras que juntas representam 75% da produção nacional da fruta. A instituição possui em seu quadro de associados e diretores representantes das regiões de Fraiburgo (SC), São Joaquim (SC), Vacaria (RS), Caxias do Sul e de Palmas (PR), que concentram 98% da produção de maçãs do Brasil. Entre seus objetivos estão promover a gestão da produção com sustentabilidade, estimular a pesquisa para o desenvolvimento de pacotes tecnológicos para produção de maçã dentro das condições climáticas brasileiras; fomentar o investimento na implantação de pomares e packing-houses (espaços para processamento e embalagem pós-colheita); promover e popularizar o consumo da maçã nacional no Brasil e no exterior.