A União retirou da lista de projetos emergenciais a construção de uma ponte definitiva entre Farroupilha e Nova Roma do Sul. A decisão foi tomada após a comunidade se reunir para restabelecer a ligação por meio de uma ponte metálica com as mesmas características da histórica estrutura derrubada em setembro com a enxurrada do Rio das Antas, as informações são de GZH e da Rádio Gaúcha.
O governador Eduardo Leite (PSDB) afirma que o Estado vai precisar buscar recursos em outras fontes para reconstruir a travessia. Ele aponta que a ponte metálica construída pela comunidade tira o caráter de emergencialidade da obra.
O Estado propõe a construção de uma estrutura cinco metros mais alta que a travessia derrubada e com 180 metros de extensão. A ideia é que a ligação, construída em concreto, também tenha um traçado diagonal em relação ao curso d’água.
O prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch, diz entender as dificuldades do governo federal diante de novos desastres climáticos desde setembro e que tem um certo “constrangimento” de cobrar recursos federais. Ele afirma ainda ser parceiro do governo do Estado para auxiliar no projeto, mas entende que ele poderia ser revisado para reduzir o custo.
Já o presidente da Associação Amigos de Nova Roma, Tranquilo Tessaro, disse não se surpreender com a decisão da União.