O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou na segunda-feira, 15 de janeiro, três homens que atacaram três policiais militares a tiros no dia 28 de dezembro de 2023 em Rio Grande, no Sul do Estado. Na ocasião, cinco criminosos reagiram à abordagem da Brigada Militar e dispararam contra os agentes.
Conforme a investigação, nenhum dos policiais ficou ferido e, na sequência, três suspeitos foram presos, um quarto fugiu e o quinto foi baleado durante a troca de tiros, vindo a falecer posteriormente. O caso ocorreu na região entre os bairros Lagoa e Cidade Nova. Com os criminosos, foram apreendidas três pistolas – algumas de uso restrito das Forças Armadas e carregadores, além de munição de diversos calibres.
Os três presos foram denunciados pelo promotor de Justiça Marcelo Fagundes Fischer por três tentativas de homicídio com as seguintes qualificadoras: emprego de meio que resultou em perigo comum, para assegurar a ocultação e a impunidade de outro crime, bem como, por disparos de armas de fogo de uso restrito e contra vítimas policiais militares no exercício da função.
Os três denunciados, que seguem presos, também respondem por disparo e porte ilegal de arma de fogo, acessório e munição de uso restrito e porte ilegal de armamento de uso permitido. “É importante que o Sistema de Justiça puna de forma exemplar esse tipo de conduta. Quem porta armas de uso restrito e atira contra policiais comete crime de homicídio. Tais condutas criminosas, se não combatidas de maneira eficiente, colocarão em risco os agentes da força de segurança e a sociedade como um todo”, ressaltou o promotor Marcelo Fischer.