Na última semana de dezembro de 2023, o prefeito Alcione Grazziotin, assinou um contrato juntamente com a AEGEA, nova Corsan – Companhia Riograndense de Saneamento, cumprindo a obrigatoriedade de enquadramento do município no Marco Legal do Saneamento Básico.
Serão R$ 146 milhões de investimento em Nova Prata, por parte da concessionária, em obras de expansão e manutenção de redes de água da infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto sanitário, para os próximos 10 anos, até 2033, chegando a 90% de cobertura em serviços de esgoto, que atualmente é inexistente.
Para a assinatura deste contrato Grazziotin exigiu, em contrapartida, o abastecimento de água para as comunidades de Santa Terezinha e São Roque neste ano de 2024, bem como, a realização de estudos necessários para abastecer também as comunidades de Finca Ferro, Fazenda da Pratinha I e II e Retiro.
Este é um grande passo para a manutenção e evolução, não tão somente do Município, mas também da população pratense, que contará com o saneamento básico muito necessário e que iniciará, justamente, no ano em que Nova Prata completa seu centenário.