O prefeito Sebastião Melo anunciou nesta quarta-feira, 17, um decreto de emergência devido aos estragos causados pelo temporal com fortes ventos e chuvas da noite passada. O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), dispensando de licitação a aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, entre outras medidas para minimizar os danos.
“Por meio do decreto, encurtamos o caminho para a contratação de serviços na cidade. O nosso foco é o restabelecimento da rotina para os porto-alegrenses, buscando ouvir e atender as comunidades” – Prefeito Sebastião Melo.
Melo começou a despachar no fim da madrugada de quarta-feira, no Centro Integrado de Coordenação de Serviços de Porto Alegre (Ceic-POA), para acompanhar as ações de atendimento à população. No início da tarde, o prefeito vistoriou as vilas Ecológica e Pedreira, no bairro Cristal, prestando assistência do município aos moradores. Emergencialmente, foram compradas 2,2 mil telhas que serão distribuídas aos atingidos em diversos bairros.
Árvores caídas – A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) contabilizava 250 árvores caídas em Porto Alegre nesta tarde, sem contar os parques e praças da Capital. Equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) se juntaram aos servidores da SMSurb para intensificar o trabalho de corte das árvores e remoção dos galhos. Já foram cedidas 11 motosseras para agilizar o trabalho das equipes.
Atendimento – Diversos serviços da Prefeitura de Porto Alegre tiveram de suspender ou restringir o atendimento nesta quarta-feira, 17, em razão da falta de energia elétrica ou de estragos causados pelo temporal.
Em caso de ocorrências emergenciais nas residências, como destelhamentos e queda de árvores ou acolhimento provisório, é importante que a comunidade informe as demandas pelo aplicativo de celular 156, WhatsApp 156 (5134330156), 156web ou telefone 156.
Água – O fornecimento de energia foi restabelecido nas Estações de Água Tratada (ETAs) Menino Deus e São João, que estão em operação juntamente com a ETA Belém Novo. No entanto, em razão do longo período de desabastecimento, a retomada das atividades será gradual – podendo se estender nas partes mais afastadas da rede. As equipes da CEEE Equatorial seguem trabalhando para normalizar os serviços das ETAs Moinhos de Vento, Ilhas e Tristeza. Dez das 22 Casas de Bombas de Águas Pluviais também estão sem luz.
Trânsito – Até 16h30, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) somava 131 ocorrências de bloqueios totais ou parciais em vias de Porto Alegre. Ao todo, 103 semáforos estavam fora de operação devido à falta de energia. As informações do trânsito são atualizadas no Twitter @eptc_poa.
Doações – Quem quiser ajudar pode doar água, das 9h às 17h, no térreo do Centro Administrativo Municipal, na rua Gen. João Manoel, 157, no Centro Histórico.