A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre confirmou nesta quinta-feira (11) três novos casos de vírus da raiva em morcegos na Capital gaúcha. Os animais foram coletados pela Evantropo (Equipe de Vigilância de Antropozoonoses) da Secretaria Municipal de Saúde nos bairros Cristal, Cidade Baixa e Guarujá.
Este é o terceiro ano consecutivo em que Porto Alegre registra casos de raiva em morcegos. Em 2022, foram três casos; e em 2023, sete.
A raiva é uma doença grave e potencialmente fatal que pode ser transmitida a humanos e outros animais por meio da saliva do animal infectado. Os sintomas da raiva em humanos incluem febre, dor de cabeça, náusea, vômito e agitação. Em casos graves, a doença pode levar à paralisia e à morte.
Para proteger os animais domésticos da raiva, os tutores devem vacinar cães e gatos contra a raiva anualmente. A carteira de vacinação do animal deve ser verificada regularmente.
A Evantropo realiza coletas de morcegos em Porto Alegre durante todo o ano. Os animais coletados são submetidos a exames para detectar a presença do vírus da raiva.