Padres da Diocese de Caxias do Sul iniciam curso de especialização “Pastoral numa Igreja em Saída”

A Diocese de Caxias do Sul enviou dois padres para a 6ª edição do Curso de Especialização “Pastoral numa Igreja em Saída”, que iniciou seu primeiro módulo na segunda-feira, 15 de janeiro, no Seminário São José, em Gravataí – RS. O coordenador de Pastoral e vigário geral da Diocese, padre Leonardo Inácio Pereira e o pároco das paróquias São João Batista e Santuário Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio do Rio Branco, em Nova Prata, padre Mauri Francescatto participam da turma que reúne cerca de 40 pessoas das dioceses gaúchas.

A 6ª edição da especialização é uma parceria da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), de Belo Horizonte – MG, e do Regional Sul 3 da CNBB. A iniciativa apresenta novos horizontes para a ação evangelizadora, tendo como foco gerador do “novo” a coordenação de pastoral. Para isso possibilita o acesso a reflexões e conteúdos fundamentais para a pastoral no mundo atual, além de destacar experiências pastorais significativas que já indicam alguns caminhos novos para a Igreja.

Ao repensar a missão da coordenação pastoral, o curso pretende enfrentar as diversas tentações sofridas pelos agentes de pastoral (cf. EG, 70 ss.), oferecendo pistas para que os que dele participam possam se tornar pessoas que “pensam” a ação pastoral e propõem saídas que se configurarão como respostas novas aos desafios que a realidade apresenta.

Com o objetivo de propor novos caminhos para a ação evangelizadora e pastoral da Igreja, num mundo marcado por polarizações, conferindo ao agir eclesial uma perspectiva sinodal e “em saída”, a especialização terá três módulos, com aulas presenciais intensivas e encontros online, de janeiro de 2024 a janeiro de 2025, no total de 396 horas/aula. A base espiritual do curso se fundamenta na “mística da travessia”. Esta mística sustentará a dinâmica de todo o curso que, em tempos de crise, se mostrará como um “mapa” orientador da passagem “para o outro lado do mar” (Mc 4,35-41), em perspectiva sinodal.

Leia também:  Corpo de empresário que desapareceu em represa no interior de Campos Borges é localizado

O primeiro módulo oferece um diagnóstico teológico-pastoral do tempo presente, apresentando o novo paradigma de sociedade e cultura no qual hoje se dá a ação evangelizadora, e que indica a necessidade da “conversão pastoral” da Igreja. Além disso, o módulo propõe uma espiritualidade que sustente a ação pastoral em tempo de incerteza.

No segundo módulo, o curso mostrará que os caminhos da conversão pastoral passam necessariamente pelo planejamento da ação evangelizadora, que faz a Igreja deixar de ser um conjunto de pastorais sem prioridades para se tornar pastoral de conjunto, com prioridades e estratégias, e a coordenação pastoral como impulsionadora da mudança, apontando novos horizontes para a ação evangelizadora. Uma pastoral de “proposta” e “em saída” que arrisca o novo nas periferias geográficas e existenciais num mundo em mudança.

O terceiro módulo indicará saídas sinodais para a pastoral em “tempos de travessia”, propondo um novo jeito de evangelizar na era digital, de pensar e organizar a “nova paróquia”, a pastoral litúrgico-sacramental, a animação bíblica da vida e da pastoral, o anúncio da fé na sociedade, formando leigos/as que sejam sujeitos nos processos de evangelização, reconhecendo o lugar e o papel das mulheres e das juventudes na Igreja.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo