A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) anunciou nesta quinta-feira (18) que vai convocar 90 mil soldados para o maior exercício militar desde a Guerra Fria. As manobras, que simularão um ataque russo, ocorrerão em toda a Europa e contarão com a participação da Suécia, que ainda não é membro da aliança.
Os exercícios, que começarão na semana que vem e durarão até meados de maio, serão realizados em países da Europa Central, Oriental e do Norte. As tropas treinarão manobras de defesa, mobilização e deslocamento rápido.
A Otan afirma que as manobras são parte de seus exercícios anuais, mas a escala recorde é vista como uma resposta à invasão russa da Ucrânia.
A Rússia, que vê a expansão da Otan como uma ameaça à sua segurança, já criticou os exercícios. O governo russo afirma que as manobras são uma provocação e que podem aumentar as tensões na região.
Em comparação com outros exercícios militares recentes, os exercícios da Otan são os maiores e mais ambiciosos. O exercício anual da Otan, conhecido como Trident Juncture, geralmente reúne cerca de 40 mil soldados.