A primeira vida recebida no Centro de Parto Normal (CPN) do Hospital São João Batista (HSJB) chegou às 18h41min de quinta-feira, 18: Ágatha, filha de Carliane Conceição Silva e Armando Fernandes de Jesus, residentes em Nova Araçá.
Os pais de Ágatha definiram o CPN como acolhedor e confortável, além de elogiarem e agradecerem o atendimento prestado pela equipe de enfermagem, pelo obstetra Fabrício Molon e a pediatra Carla Franco.
O que é o Centro de Parto Normal?
O CPN é uma unidade de atenção ao parto e ao nascimento com espaços preparados especialmente para dar conforto, privacidade e segurança às gestantes, bebês e acompanhantes.
No HSJB, o CPN é composto por sala de acolhimento; outra de espera exclusiva; dois quartos equipados para parto humanizado: camas específicas, ambientes climatizados, som ambiente à escolha da paciente, luz de cromoterapia, área para movimentação, bola para exercícios, berço aquecido, além de todo o aparato humano. Um dos quartos tem banheira.
Outra mudança que beneficia a mulher neste momento especial: da recepção do HSJB, ela vai diretamente para o CPN e após o nascimento, por elevador, até a maternidade, otimizando o deslocamento. O espaço também está integrado ao Centro Cirúrgico proporcionando rapidez em casos de urgência no momento do parto.
Após o parto, a mãe pode se recuperar no mesmo ambiente, além de ter a possibilidade de amamentar na primeira hora. Um gesto de amor muito importante neste momento especial e que faz a diferença na saúde da mamãe e do bebê desde cedo.
– Estamos felizes em proporcionar às gestantes este espaço acolhedor e especialmente preparado para atendê-las quando recebem novas vidas – ressalta o administrador do HSJB, Marcos Santori.
Ele também destaca o engajamento das equipes de trabalho que atuaram para concretizar o espaço e o atendimento.
As enfermeiras Yonara Oliveira e Thaís Grandi, que atuam no CPN, destacaram que o trabalho em equipe e as novas instalações trazem benefícios a quem é atendido no HSJB.
Lembramos que cabe à mulher a decisão de optar pelo parto normal, desde que apresente boas condições físicas e nenhum risco à saúde do bebê.
O projeto do CPN foi desenvolvido pelas arquitetas Euduci Lúcia Lazzarotto Stringhi e Júlia Cavalleri, da LS Arquitetura; e Maria Helena Endres Durli e Vanuza Campagnollo, da MHV Arquitetura.
Toda a estrutura do CPN é destinada a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particular. O espaço também se destina à preparação das mulheres para o parto cirúrgico.
Fotos: HSJB/ LS Arquitetura e MHV Arquitetura