Infarto em jovens: casos aumentam no Brasil

O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é a principal causa de mortes no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O problema, que costuma ser associado a pessoas mais velhas, tem se tornado mais frequente em jovens, inclusive em pessoas saudáveis.

No Brasil, o total de casos de IAM registrados por mês mais que dobrou nos últimos 15 anos, e a média mensal de internações decorrentes subiu quase 160% no mesmo período. Entre jovens de até 30 anos, o crescimento foi 10% acima da média.

Um dos casos mais recentes é o do personal trainer Danilo de Campos, de 31 anos, que morreu de IAM após sentir mal-estar no estômago. Ele mantinha uma rotina diária de exercícios físicos e dieta orientada por nutricionista.

O cirurgião cardiovascular Mario Augusto Cray da Costa explica que, em alguns casos, anomalias nas artérias, de difícil detecção, podem estar entre as causas dos IAM em jovens que mantêm vidas saudáveis.

“Os casos são mais comuns entre homens acima de 50 anos e em mulheres que já tenham passado pela menopausa, e os riscos vão aumentando gradualmente, mas há também várias causas de morte prematura de origem cardíaca”, afirma.

O médico cita três causas mais comuns para a ocorrência de IAM em jovens: colesterol alto, anomalia nas artérias e drogas sintéticas ou semissintéticas.

Causas mais comuns de IAM em jovens

Sintomas do IAM

Os principais sintomas do IAM são:

Sair da versão mobile