Entenda o complexo cenário que causará a onda de tempestades

Uma onda de tempestades com chuva excessiva e temporais localmente fortes a severos com vento atingirá o Rio Grande do Sul na segunda metade desta terça-feira e durante a quarta-feira. O cenário meteorológico é complexo e envolve cinco fatores principais:

  • Uma baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera (baixa fria em altura) avança dos Andes chilenos e da região argentina de Mendoza para o Centro da Argentina no decorrer desta terça-feira. Esta baixa fria em altitude vai estar sobre o Uruguai e parte do Rio Grande do Sul nesta quarta.
  • Uma forte corrente de jato em baixos níveis (entre 1000 e 1500 m) no interior do continente traz ar muito quente.
  • O encontro de ar mais frio com uma massa de ar muito quente com formação de uma frente fria (frontogênese).
  • Uma segunda baixa pressão, em superfície, se aprofunda no Nordeste da Argentina e avança para o Rio Grande do Sul nesta quarta.
  • Ar tropical aquecido e instável.

Risco de chuva excessiva

Os volumes de chuva esperados são muito elevados em várias áreas do Rio Grande do Sul, com risco de acumulados até isoladamente extremos. Grande número de cidades deve ter 100 mm a 200 mm até quinta-feira, mas podem ocorrer marcas isoladas de 200 mm a 300 mm.

Risco de tempestades

Tempestades localmente fortes a severos podem atingir o estado nesta terça e quarta-feira. Hoje, o risco maior é no Sul, parte do Oeste, Centro e parte do Leste. Amanhã, o risco é válido para todas as regiões.

Riscos associados às tempestades

As tempestades podem causar chuva intensa, granizo e vento forte. O vento é a maior ameaça, com potencial para vendavais com danos por rajadas perto e acima de 100 km/h. Isso pode causar quedas de árvores, postes, destelhamentos e deixar grande número de gaúchos sem luz.

Leia também:  iFood demite 355 funcionários no Brasil

Precauções

A população deve ficar atenta às condições meteorológicas e tomar as devidas precauções. A Defesa Civil do Estado emitiu alerta vermelho para a região Sul e parte do Oeste, Centro e Leste. Isso significa que há risco de vida.

Recomendações

  • Acompanhe as informações meteorológicas.
  • Se estiver em casa, feche portas e janelas e evite sair.
  • Se estiver na rua, procure abrigo em um local seguro, longe de árvores e postes.
  • Não dirija em áreas alagadas.
  • Tenha em mãos um kit de emergência com lanterna, alimentos não perecíveis, água e medicamentos.

Informações Metsul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo