Cúpula de calor traz calor extremo à Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul

Uma cúpula de calor se instala no Centro da América do Sul, trazendo uma longa sequência de dias com calor extremo à Argentina e Uruguai. O Rio Grande do Sul também será afetado, com temperaturas acima de 35ºC, as informações são da Metsul.

Na Argentina, o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) emitiu alertas vermelhos por calor extremo para províncias do Oeste argentino e o Norte da Patagônia. Na semana passada, a máxima de 43,9ºC foi registrada em San Antonio Oeste, na região patagônica. Hoje à tarde, termômetros indicavam temperaturas acima de 40ºC em províncias como La Rioja, Formosa, Santiago del Estero, San Juan, San Luis e Salta.

A temperatura deve subir ainda mais nos próximos dias na Argentina, com marcas que podem atingir valores tão altos quanto ao redor ou acima de 45ºC em alguns pontos, especialmente do Centro para o Oeste e o Norte do país. O calor pode ser mais extremo em Santiago del Estero, Catamarca, La Rioja e San Juan.

No Uruguai, o Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) emitiu aviso de onda de calor a partir do dia 1º de fevereiro. As máximas previstas ficam entre 34ºC e 38ºC. O aviso compreende principalmente o Oeste e o Sul uruguaio, incluindo a capital Montevidéu.

No Rio Grande do Sul, o calor será mais intenso na Metade Oeste do estado, onde diversas cidades devem ter máximas de 36ºC a 39ºC ao menos até a metade da semana que vem. Marcas ao redor de 40ºC podem ocorrer na Fronteira Oeste.

Áreas mais a Leste, como o Litoral Norte e Porto Alegre, devem ter calor todos os dias até quarta ou quinta da semana que vem, mas os dados não indicam marcas extremas. Nos vales e no Centro do estado, o calor deve ser intenso com máximas superiores aos 35ºC nos próximos dias.

Leia também:  RS deve ter clima moderado nos próximos meses, com neutralidade climática: Sem enchentes ou estiagem severa

As máximas, na maioria dos dias, devem ficar entre 32ºC e 35ºC na capital, o que não foge demais aos padrões desta época do ano, apesar de muito quente. Nas praias do Litoral Norte, com efeito termorregulador do oceano, as máximas não tendem a ser elevadas e os dias tendem a ser mais agradáveis na comparação com o restante do estado.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo