Conselheiros tutelares de Veranópolis tomam posse para mandato
Cerca de 30.000 conselheiros tutelares tomaram posse nesta quarta-feira (10) em todo o Brasil, incluindo os cinco eleitos em Veranópolis. A cerimônia aconteceu no Auditório do Centro de Convivência Ivo Zanella, contando com a participação de autoridades municipais, membros de entidades e imprensa.
A nova gestão do Conselho Tutelar de Veranópolis é composta por dois novos integrantes; Berna Galeazzi e Quenide Damacena, e três remanescentes, Jaciara Piccoli, William Dornelles e Rita Costella Mendes.
Berna Galeazzi, que foi a mais votada no pleito de outubro com 351 votos, disse que está emocionada com a oportunidade de representar as crianças e adolescentes de Veranópolis. “Eu sempre trabalhei para o número exato de votos, mas quando eu observei que eu estava em primeiro lugar, foi uma emoção muito grande, uma gratificação muito grande, mesmo em saber que pessoas, talvez que eu nem conhecesse, tiveram votaram em mim, depositaram a confiança do voto deles em mim. Então eu quero agradecer a todos e dizer que eu vou dar o melhor de mim para poder ajudar a todas as crianças e adolescentes e familiares. Todos vocês podem contar comigo sempre que precisar”, afirmou.
Quenide Damacena, que recebeu 209 votos, também se comprometeu a trabalhar duro para defender os direitos das crianças e adolescentes. “Existe um grande desafio agora imposto a mim de poder estar à frente do Conselho Tutelar juntamente com os meus quatro colegas e tenho certeza que daremos o nosso melhor. Esperem de mim o meu melhor, a minha dedicação, o meu empenho de poder defender os direitos das nossas crianças e dos nossos adolescentes. Conte comigo nessa nova jornada”, disse.
Jaciara Piccoli, vai para o seu terceiro mandato consecutivo, agradeceu o apoio da população e reafirmou seu compromisso com a causa da proteção das crianças e adolescentes. “A nossa luta é uma luta diária. Eu agradeço de do fundo do meu coração a todas as pessoas que estiveram comigo nessa caminhada. Vocês podem ficar tranquilos que o Conselho Tutelar de Veranópolis ele está muito bem representado. Nós estamos de portas abertas e a gente vai sempre fazer o máximo possível para compreender todas essas situações. Temos muitas situações todas as semanas, então precisamos ficar firmes e tenham essa certeza que nós estamos ali sempre se capacitando, aprendendo para não deixar nada nenhuma ponta solta. Muito obrigado a toda a comunidade veranense”, afirmou.
William Dornelles também vai para o seu terceiro mandato, disse que os desafios são novos diariamente. “Mesmo já estando na caminhada algum tempo, os desafios são novos diariamente são muito complicados. A gente pensa na cidade de Veranópolis, uma cidade pequena com muitos recursos, mas também a gente tem o lado ruim da cidade que é o que a gente acaba tentando amenizar diariamente no conselho tutelar. Então com a ajuda de toda a rede de proteção de todas as pessoas da nossa cidade, se tudo der certo faremos um bom trabalho com muita dedicação e empenho como sempre”, disse.
Rita Costella Mendes, que vai para o seu quarto mandato à frente do Conselho Tutelar, disse que o trabalho é sério e importante. “Hoje é mais um dia muito importante na vida da gente que se tu for analisar a fundo é um serviço muito sério e ao mesmo tempo para quem gosta de fazê-lo não tem empecilho para enfrentar. São 12 anos de experiência e o meu desafio agora são de mais 4 anos. Com certeza vou procurar fazer o meu trabalho bem feito pois a gente lida com pessoas, seres humanos. Então não é simplesmente trabalhar e ir embora é pensar nas consequências. E nós no trabalho em defesa dos direitos de crianças e adolescentes é seguindo o estatuto e a empatia também acho que é muito importante na vida da gente porque a gente também tem que se colocar no lugar do outro para poder desempenhar um bom trabalho, eu acho muito importante”, afirmou.
O mandato dos conselheiros tutelares é de quatro anos, de 2024 a 2027.