Chega balsa que fará travessia entre Santa Tereza e São Valentim do Sul
A espera acabou. Chegou na tarde desta terça-feira, 30 de janeiro, a balsa que fará a travessia de veículos entre os municípios de Santa Tereza e São Valentim do Sul. A embarcação era esperada com ansiedade por moradores da região. Porém, ainda não há previsão de quando começará o seu funcionamento. A travessia será realizada devido à queda da ponte de Santa Bárbara, ocorrida em setembro de 2023.
De acordo com informações de populares, a balsa chegou ao seu destino por volta das 17h30min. Foram 22 dias de viagem e 206 quilômetros de navegação. Segundo integrantes da empresa Lacel Construção e Apoio Naval, de São Jerônimo, ainda não há previsão de quando a travessia de veículos irá começar. Nos próximos dias, serão feitos reparos na embarcação para garantir a segurança na travessia. Só depois será iniciado o serviço entre Santa Tereza e São Valentim do Sul.
A chegada da embarcação vai facilitar muito a vida dos moradores de cidades como São Valentim do Sul, Serafina Corrêa e Guaporé, que precisavam fazer uma volta de mais de 100 quilômetros para vir até Bento Gonçalves, Farroupilha e Caxias do Sul.
A contratação da balsa foi viabilizada na modalidade dispensa de licitação, com fundamento na Lei de Licitações e permitida pela declaração de calamidade pública, no decreto 57.177. De acordo com o edital, o Estado vai pagar, a título de ressarcimento, o máximo de R$ 622.500 pelo custo da instalação, mediante comprovação dos gastos.