Pela primeira vez, o Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) estará iluminado pelas cores da bandeira trans – azul claro, rosa e branco – durante os dias 6 e 29 de janeiro. A iniciativa foi promovida pelo Departamento de Diversidade e Inclusão da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e busca divulgar o mês da Visibilidade Trans, reconhecendo a importância de políticas públicas para a garantia dos direitos humanos.
O titular da SJCDH, Fabricio Peruchin, reforçou o comprometimento da secretaria com a pauta. “Estamos todos engajados para proporcionar a toda sociedade as melhores condições de vida em nosso Estado”, disse. “É um momento de atuação para evidenciarmos a data e, com isso, buscarmos capacitarmos nossa sociedade, além de sempre pensarmos em políticas que colaborem nesse processo.”
A data é o momento em que a atenção é lançada para a reflexão sobre a proteção social da população transexual e travesti. O objetivo é sensibilizar a sociedade por mais conhecimento e reconhecimento das identidades de gênero, com o intuito de combater os estigmas e a violência sofridos por esta população.
Segundo o diretor-adjunto do Departamento de Diversidade e Inclusão, Daniel Morethson, a iluminação do Caff representa um simbolismo relevante para a pauta. “Essa ação é muito importante, é um momento em que uma das principais sedes do governo do Estado veste as cores da bandeira trans”, diz. “Isso mostra o compromisso e atenção que temos para desenvolvermos políticas públicas eficientes.”
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul