Através da fiscalização, aquática e terrestre, as equipes, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), realizaram nesta sexta-feira (19/01), a Operação Piracema 2023/2024, no rios e barragens do interior do Estado.
No município de Alecrim, no Rio Uruguai, os policiais militares apreenderam 40 metros de redes de pesca, inseridos, ilegalmente, no ambiente aquático. Peixes que estavam presos ao petrecho foram reinseridos no habitat natural. Também, os policiais militares visitaram os moradores ribeirinhos, reforçando sobre a importância do período do defeso da Piracema.
Na cidade de Roque Gonzales , as equipes realizaram patrulhamento embarcado no Rio Ijuí, na Usina Hidrelétrica Passo São João. Utilizando o drone, houve a fiscalização da mata ciliar e monitoramento de pontos utilizados para a pesca.
Já em Campo Novo, os policiais militares navegaram pelo Rio Turvo, na Pequena Central Hidrelétrica PCH Carlos Gonzatto. Observou-se que o nível das águas subiram, devido às chuvas e houve fiscalização da vegetação nativa, as margens da PCH. Na Pequena Central Hidrelétrica Toca do Tigre, em Bom Progresso, ocorreu o patrulhamento aquático preventivo.
🐠O defeso da Piracema (período de reprodução dos peixes) seguirá até 31 de janeiro de 2024.