Nesta quinta-feira (04/01), as equipes, do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizaram a Operação Piracema 2023/2024.
Em Nicolau Vergueiro, os policiais militares fiscalizaram a Barragem de Ernestina. Durante o patrulhamento foram apreendidos 300 metros de redes de pesca inseridas, ilegalmente, no ambiente aquático.
No município de Barracão, houve patrulhamento embarcado nas águas do Rio Pelotas, divisa dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ao longo do percurso, os policiais militares retiraram do leito do rio, 580 metros de redes de pesca. Peixes que estavam presos ao petrecho, foram reinseridos no ambiente aquático. Foram fiscalizados pontos de acampamentos e identificadas pessoas que estavam às margens do rio.
Já em Ronda Alta houve patrulhamento aquático preventivo na Barragem do Rio Passo Fundo. Os policiais militares abordaram um homem e, no interior do barco que ele estava, foram localizadas três redes de pesca, ainda molhadas. Próximo ao local, em um galpão, foram encontradas mais 15 redes. O homem foi autuado e responderá pelo crime contra a fauna. Foram apreendidos 700 metros de redes de pesca e devolvidos ao ambiente aquático peixes das espécies Cascudo, Traíra e Cará .
Na cidade de Iraí, a equipe do 3º BABM realizou patrulhamento embarcado no Rio Uruguai. Houve inspeções a acampamentos e fiscalização da mata ciliar, tendo como foco principal o combate à prática da pesca ilegal e predatória.
Todos os materiais localizados foram apreendidos, conforme Termos de Apreensão, e serão incinerados.
🐠O defeso da Piracema (período de reprodução dos peixes) seguirá até 31 de janeiro de 2024.