Temporais avançam pelo Rio Grande do Sul com granizo e vendavais

A MetSul Meteorologia reforça o alerta sobre temporais no Rio Grande do Sul durante as próximas horas. Localmente, os temporais podem ser fortes a severos, com potencial de danos por vento e queda de granizo. O risco de tempo severo atinge a maioria das regiões gaúchas.

Os temporais já tiveram início no interior do estado. Fortes a intensas áreas de instabilidade se formaram a partir do começo da tarde na Metade Oeste, provocando as primeiras tempestades.

No Noroeste do Rio Grande do Sul, houve temporais com queda de granizo de grande tamanho. De acordo com o portal RB Notícias, temporais foram relatados em municípios como Santo Antônio das Missões e São Luiz Gonzaga.

Os temporais se formam numa atmosfera quente e úmida com acentuada convecção. O ar mais quente e, portanto, mais leve ascende na atmosfera e, com a umidade, forma nuvens de grande desenvolvimento vertical que são capazes de gerar chuva forte e temporais.

A tarde é muito quente e abafada no Rio Grande do Sul. Até 15h, a temperatura tinha passado de 35ºC em cidades do Noroeste e dos vales, inclusive no setor Norte da Grande Porto Alegre. Os termômetros marcavam até 37ºC na região de Santa Cruz do Sul.

Com a atmosfera muito quente e úmida, a instabilidade é significativa. Um dos principais índices de instabilidade atmosférica, o CAPE (Convection Available Potential Energy), tem valores de 2.500 J/Kg a 3.000 J/Kg, condizentes com o risco de fortes temporais isolados.

As imagens de satélite mostram que a instabilidade que se formou no Oeste ganha força e se desloca no sentido Leste do estado. Às 16h, as nuvens carregadas já alcançavam cidades do Centro do Rio Grande do Sul.

Leia também:  STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais

Nas próximas horas, o risco é maior em cidades do Norte e da Metade Leste do estado à medida que as nuvens avançam. Isso inclui o Planalto, o Centro gaúcho, os vales, a Grande Porto Alegre, a Serra, Alto Uruguai, e áreas do Sul gaúcho ao Norte de Pelotas. Não se antevê risco para o extremo Sul do estado.

Alerta-se para o risco de chuva localmente forte a intensa de curta duração com chance de acumulados muito altos de precipitação localizados em alguns municípios, condição comum em nuvens de maior desenvolvimento vertical formadas pelo calor nesta época do ano.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo