A Romaria de Nossa Senhora de Lourdes, que ocorre anualmente na cidade de Veranópolis, no Rio Grande do Sul pode ser reconhecida como manifestação da cultura nacional pelo Congresso Nacional.
O projeto de lei que instituiu o reconhecimento foi proposto pelo deputado federal Bibo Nunes (PL-RS). O parlamentar destacou que a romaria tem uma longa tradição, que remonta ao início do século XX.
“A Romaria de Nossa Senhora de Lourdes é uma manifestação de fé e devoção que reúne fiéis de todo o país. É um evento que fortalece o espírito comunitário e contribui para a preservação da cultura brasileira”, disse Nunes.
A romaria ocorre no dia 11 de fevereiro, data da aparição de Nossa Senhora de Lourdes a Bernadette Soubirous, na França. Em Veranópolis, a primeira gruta que abriga a imagem da santa foi construída em 1906.
A romaria atrai milhares de fiéis todos os anos. Além das celebrações religiosas, o evento conta com uma programação cultural que inclui shows, apresentações artísticas e atividades esportivas.
Uma moção de apoio da Câmara de Vereadores foi protocolada pelos Vereadores Cristiano Dal Pai, Luís Carlos Comitto, João Guilherme Mazetto, Rodrigo Costa e Vanderlei Zanotto. Se reconhecer a romaria como manifestação da cultura nacional, o Congresso Nacional valorizará uma tradição que faz parte da história de Veranópolis como identidade do povo brasileiro.