Projeto na Câmara dos Deputados pretende reconhecer Romaria de Nossa Senhora de Lourdes como manifestação da cultura nacional

A Romaria de Nossa Senhora de Lourdes, que ocorre anualmente na cidade de Veranópolis, no Rio Grande do Sul pode ser reconhecida como manifestação da cultura nacional pelo Congresso Nacional.

O projeto de lei que instituiu o reconhecimento foi proposto pelo deputado federal Bibo Nunes (PL-RS). O parlamentar destacou que a romaria tem uma longa tradição, que remonta ao início do século XX.

“A Romaria de Nossa Senhora de Lourdes é uma manifestação de fé e devoção que reúne fiéis de todo o país. É um evento que fortalece o espírito comunitário e contribui para a preservação da cultura brasileira”, disse Nunes.

A romaria ocorre no dia 11 de fevereiro, data da aparição de Nossa Senhora de Lourdes a Bernadette Soubirous, na França. Em Veranópolis, a primeira gruta que abriga a imagem da santa foi construída em 1906.

A romaria atrai milhares de fiéis todos os anos. Além das celebrações religiosas, o evento conta com uma programação cultural que inclui shows, apresentações artísticas e atividades esportivas.

Uma moção de apoio da Câmara de Vereadores foi protocolada pelos Vereadores Cristiano Dal Pai, Luís Carlos Comitto, João Guilherme Mazetto, Rodrigo Costa e Vanderlei Zanotto. Se reconhecer a romaria como manifestação da cultura nacional, o Congresso Nacional valorizará uma tradição que faz parte da história de Veranópolis como identidade do povo brasileiro.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo