Na manhã de segunda-feira, dia 18 de dezembro, a Polícia Rodoviária Federal realizará em Uruguaiana a inauguração do primeiro totem para pagamento de multas de veículos estrangeiros no Estado. No próximos meses, outros serão instalados em todas as delegacias da PRF no RS.
A fiscalização e a cobrança de multas de veículos estrangeiros começará a ganhar mais agilidade a partir da instalação de totens pra pagamentos de multas. Com interface intuitiva, o aparelho permitirá que o estrangeiro consulte e pague as multas do seu veículo com cartão de crédito.
Sem os totens, a cobrança depende da rede bancária ou de casas lotéricas, e exige o pagamento em dinheiro, o que atrasa, e dependendo do horário e do local, impede a cobrança.
Entre 15 de dezembro de 2022 e 04 de janeiro de 2023, 60 mil estrangeiros, a maioria uruguaios e argentinos, entraram no Rio Grande do Sul pela aduana em Uruguaiana. Muitos atravessam a fronteira em veículos particulares e cometem infrações, causando riscos a eles e aos demais. Eles são obrigados a quitar as multas antes de saírem do Brasil, ficando retidos até a quitação se abordados no caminho de volta para o país de origem.
Entre os anos de 2017 e 2023, houveram 422 acidentes envolvendo veículos estrangeiros em rodovias federais no Rio Grande do Sul, causando 81 feridos e 21 mortos.
O esforço para o aumento da cobrança das multas visa essencialmente a diminuição do cometimento de infrações e consequentemente dos acidentes.