Um homem de 44 anos morreu afogado na praia de Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, depois de salvar duas filhas de uma corrente de retorno.
A tragédia aconteceu no fim da tarde da segunda-feira de Natal, dia 25. A família, que é de Joinville, aproveitava o feriado na praia quando uma corrente de retorno arrastou as irmãs de 19 e 13 anos.
Percebendo o pedido de ajuda, Edson Barbosa e o genro entraram no mar e retiraram as duas do perigo. O pai, porém, acabou levado para dentro da água, submergindo.
Como não havia posto guarda-vidas por perto, a família ligou para os bombeiros militares, que enviaram uma aeronave para ajudar nas buscas.
Foi a equipe do Águia 01 que encontrou Edson já desacordado, boiando no mar. Ele estava em parada cardiorrespiratória. Os socorristas fizeram os procedimentos de reanimação durante o trajeto até o hospital, mas o óbito foi constatado na unidade de saúde.
Edson trabalhava em uma empresa de compressores de ar e automotivo pesado de Joinville. Ele deixa as duas filhas, a esposa e outros familiares.
O perigo das correntes de retorno
As correntes de retorno são um fenômeno comum nas praias, especialmente em locais com mar agitado. Elas podem ser formadas por uma combinação de fatores, como ondas altas, ventos fortes e variação da profundidade do mar.
Quando um banhista é pego por uma corrente de retorno, ele pode se sentir puxado para o fundo do mar. É importante lembrar que, nessas situações, o melhor a fazer é não tentar nadar contra a corrente, pois isso pode esgotar as suas energias.
A orientação é nadar paralelo à costa até que a corrente perca a força. Se não for possível, procure uma área mais rasa ou peça ajuda a um salva-vidas.