Foram fiscalizados nesta quinta-feira, 14 de dezembro, três estabelecimentos (dois mercados e uma agroindústria de fabricação de embutidos) em Nova Prata, na Serra Gaúcha, pelos agentes do Programa Segurança Alimentar RS. Ao todo, foram apreendidos e inutilizados 247 quilos de alimentos e produtos impróprios para consumo. Todos os locais foram autuados, sendo a indústria interditada de forma cautelar e um dos mercados teve a padaria e açougue interditados.
Durante a fiscalização, as principais irregularidades encontradas foram alimentos sem procedência, vencidos, fora da temperatura indicada e armazenados de forma inadequada. Já na agroindústria, a interdição ocorreu por falta de higiene, instalações inadequadas, sem licenças para operação e ambientai, e histórico de autos de infração recebidas, nas quais a empresa ainda não havia regularizado.
A operação de fiscalização contou com a participação dos promotores de Justiça Eder Fernando Kegler, da Promotoria de Justiça de Nova Prata, e Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Secretaria Estadual da Saúde (SES), Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Vigilância Sanitária e Serviço de Inspeção Municipal de Nova Prata, Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (DECON) e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).