Pensando no bem-estar social, bem como, físico, o Município de Nova Prata, através da Secretaria Municipal da Saúde-SMS, fez uma linda parceria com o Presídio Estadual. Com esta parceria, diversos projetos foram possíveis serem desenvolvidos, tais como a horta socioeducativa, relógio do corpo humano, UBS Prisional, dentre outros.
Explicando melhor sobre os mesmos, a horta socioeducativa, iniciou neste ano, e é uma ação desenvolvida, tanto em parceria com a SMS, quanto com a Emater, que realizou a análise do solo, para o plantio de hortaliças. Para além disto, participou desta ação, também, a arquiteta e urbanista, Larissa Rodrigues, que desenvolveu gratuitamente o projeto arquitetônico.
Tal horta, recebe doações de todas as mudas do viveiro Horti Prata, os apenados realizam o plantio e os cuidados a partir de então. No momento da colheita, todas as hortaliças transforma-se em doações para entidades municipais, como APAE, Lar de Idosos – Madre Gentília e Hospital São João Batista. A ideia é aumentar o projeto com estufas e posteriormente adotar a hidroponia.
Outro projeto muito interessante, também iniciado neste ano, é o Relógio do Corpo Humano, instalado no Viveiro Municipal. Este, conta com diversas ervas medicinais estrategicamente plantadas nos espaços correspondentes aos horários propícios para o consumo de cada uma. Esta ação teve apoio do Poder Público Municipal, Emater, e mão de obra dos apenados, que construíram o projeto feito, também pela arquiteta e urbanista, Larissa.
Além de auxiliar na saúde e bem estar, o local servirá também como ponto de encontro, descanso, reflexão e lazer.
SAÚDE
Ligado à saúde, diretamente, foi instalada uma UBS Prisional, com suporte de médico clínico geral, enfermeiro, dentista, bem como, atualização das cadernetas de vacinação. Este setor funciona com recursos destinados pelo Estado para a Secretaria Municipal de Saúde. O mesmo permite que o apenado que necessitar de consultas não precise deslocar-se ao hospital ou UBS Central, pois dentro do presídio consegue ser atendido.
MÃO DE OBRA
Durante este ano, diversos outros projetos foram desenvolvidos com apoio e parceria do Presídio Estadual, como por exemplo, a reforma e manutenção do Lar de Idosos Madre Gentília, e para além disto, já tem-se também o aval judicial para o trabalho de finalização da capela mortuária do Município.
EDUCAÇÃO
Uma curiosidade a respeito do Presídio Estadual é que o mesmo possui Escola Instituída de ensino fundamental, médio e alfabetização. Ao todo 80% dos apenados estão estudando e o mais bacana é a existência do projeto Remissão pela Leitura, onde a cada livro lido, os apenados precisam escrever um resumo, o mesmo é corrigido por professores e dependendo de sua avaliações eles conquistam dias diminuídos em sua pena.
O intuito salutar e social de todos estes projetos são de suma importância. Por este motivo, também, apresentamos os mesmos à comunidade.
Fotos: Monalise Canalle