Missões internacionais buscam parcerias em soluções governamentais

Em 2023, o governo do Estado realizou sete missões internacionais para estreitar relações com importantes atores do cenário mundial. A busca por ideias inovadoras, soluções para diversas áreas governamentais e atração de negócios estiveram na pauta das reuniões realizadas durante as viagens. 

Em janeiro, o governador Eduardo Leite se reuniu com autoridades mundiais durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Em quatro dias de encontros, Leite promoveu o Rio Grande do Sul como um espaço atraente para investimentos, especialmente no setor energético, além de ter reforçado o contato com grandes empresas e inserido o Estado em debates sobre os principais desafios globais da atualidade. 

Em abril, representantes do governo gaúcho liderados pelo vice-governador Gabriel Souza participaram da Feira Industrial de Hannover, na Alemanha. Acompanhado pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, o vice-governador participou de atividades focadas na agenda global de descarbonização, transição energética e bioeconomia. 

Acompanhado de secretários de Estado, Leite esteve em Nova York, em maio. Na cidade norte-americana, as agendas foram focadas em tecnologia, inovação e atração de negócios. Durante as reuniões, o governador apresentou as potencialidades do Rio Grande do Sul como destino para aplicação de recursos e prospecção de oportunidades. A missão incluiu compromissos com executivos e direções de bancos e bigtechs, como Google, Oracle e Microsoft, além de encontros com empresários e investidores. 

Encabeçada pelo vice-governador, uma missão à Espanha realizou agendas em Barcelona e Madri com foco em educação e inovação. Em Madri, os integrantes da comitiva acompanharam o South Summit e confirmaram a realização de mais uma edição do evento em Porto Alegre, em 2024. Também realizaram encontros com a Embaixada do Brasil na Espanha e foram recepcionados pelo rei espanhol, Felipe 6º. Em Barcelona, a missão gaúcha visitou a Escuela Diplomática da Universidade de Barcelona e o espaço conhecido como 22@, que reúne algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo. Para tratar de pautas da educação, o vice-governador teve encontros na La Fundación Catalana de l’Esplai (Fundesplai) e visitou uma escola de tempo integral – modelo em implementação pelo governo no Rio Grande do Sul. 

Leia também:  Incêndio de grandes proporções atinge shopping no Brás, em São Paulo

Em julho, uma comitiva liderada por Leite viajou à Argentina para fortalecer laços comerciais e institucionais com o país vizinho. Além de reuniões com representantes do governo argentino, entre eles o presidente Alberto Fernández, Leite participou de audiências com empresários e líderes setoriais. 

Durante o mês de novembro, outras duas missões aconteceram em sequência. Com secretários e lideranças da iniciativa privada e do governo compondo a comitiva, o vice-governador embarcou para a China, onde participou de agendas focadas na abertura de mercados e negócios de setores como agricultura, infraestrutura, logística e energia, além de participar do estande institucional do Rio Grande do Sul na China International Supply Chain Expo (Cisco). Na sequência, o vice-governador viajou para Dubai, onde participou da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP28), onde apresentou as ações do Estado para o clima. 

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo