Grupo de Ações Especiais da Polícia Penal recebe nova sede em Porto Alegre
A Polícia Penal inaugurou, na quinta-feira (21/12), a nova sede do Grupo de Ações Especiais (Gaes), no bairro São Geraldo, em Porto Alegre. A mudança de endereço surgiu da necessidade de um local mais amplo e adequado para a realização das atividades da equipe.
O antigo estabelecimento ficava localizado no bairro Centro Histórico, na Capital, e contava com uma área equivalente a um terço da nova unidade, que possui três andares de 300m² cada. Devido a maior amplitude do espaço, os agentes, agora, terão à sua disposição novos ambientes para usufruir, como sala de reuniões, auditório e uma sala de tatame para a prática de técnicas de imobilização e algemação, além de um estacionamento interno para viaturas.
Cerca de 50 agentes atuarão na sede, onde poderão ser realizadas capacitações e palestras. A equipe ainda está em processo seletivo; portanto, há previsão de entrada de novos servidores ao longo de 2024.
O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, destacou a importância da nova sede para os operacionais do Gaes. “Temos uma instituição reconhecida, nacionalmente, pela Secretaria Nacional de Política Penais (Senappen) por sua qualidade. Para que tenhamos condições de aperfeiçoarmos nosso trabalho e realizarmos essa atividade tão importante para a segurança do Estado, precisamos, cada vez mais, de espaços adequados como esse”, disse o secretário.
Vinculado ao Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP) da Polícia Penal, o Gaes é uma unidade especializada em ações táticas de alto risco no âmbito prisional, como intervenções no caso de motins e rebeliões (com ou sem reféns), escoltas, rondas e patrulhamentos nos grandes complexos penitenciários.
O superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz, destacou a importância do novo local. “A ampliação do espaço é uma forma de qualificar cada vez mais o trabalho que o Gaes desempenha na segurança pública do nosso Estado, trazendo segurança e bem-estar também aos servidores”.
O coordenador do Gaes, Juliano Moro, salientou que a inauguração da nova sede é a garantia de um ambiente adequado para comportar as diversas atividades operacionais do grupo, que realiza suas funções em tempo integral.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul