EUA vão cassar patente de remédios com preços muito altos
O governo dos Estados Unidos anunciou que vai cassar patente de remédios com preços muito altos. A medida, anunciada pela equipe do presidente Joe Biden, visa garantir o acesso da população a esses medicamentos.
Na prática, isso significa que, se um medicamento estiver muito caro ou se apenas algumas pessoas conseguirem comprar, o governo pode intervir. A ideia é equilibrar os preços e tornar os remédios mais acessíveis para todos.
“Se as empresas não venderem os medicamentos pelo preço justo, a gente vai permitir que outras empresas vendam por um preço mais em conta”, disse Lael Brainard, conselheira da Casa Branca.
Oportunidade para todos
Um estudo mostrou que, entre 2010 e 2019, o dinheiro do governo dos EUA ajudou a financiar a pesquisa de novos remédios. Foram cerca de US$ 230 bilhões, e isso resultou em aproximadamente 22 mil liberações. No entanto, apenas 9% dos remédios aprovados nesse período vieram dessas patentes.
O esquema atual de desenvolvimento de remédios tem alguns problemas. Leva muito tempo (de 5 a 10 anos) e tem um custo muito elevado. Isso faz com que apenas as grandes farmacêuticas consigam lançar remédios com frequência, deixando as empresas menores sem chance.
Além disso, essas grandes farmacêuticas colocam várias patentes sobre os remédios, especialmente os usados para tratar doenças raras. Isso faz com que elas controlem os preços, deixando tudo muito caro.
Como funcionará na prática
Se o governo achar que um remédio é muito importante para a saúde pública, ele vai bancar boa parte dos custos. Isso pode fazer com que os preços caiam e mais gente consiga comprar.
Uma das pessoas que já tentaram essa mudança foi o bilionário Mark Cuban. Ele e outros empresários tentaram resolver o problema fazendo versões mais baratas de remédios já patenteados para doenças comuns.
O plano do governo é tornar os remédios mais acessíveis para todo mundo, colocando a saúde da população em primeiro lugar, e não só os lucros das empresas grandes.
Possíveis impactos
A medida do governo dos EUA pode ter um impacto positivo em todo o mundo. Ela pode inspirar outros países a adotarem políticas semelhantes, tornando os remédios mais acessíveis para a população global.
Além disso, a medida pode incentivar a inovação no setor farmacêutico, já que as empresas terão que encontrar novas formas de competir sem depender apenas de patentes para aumentar os preços.