Em Caxias do Sul, furtos de hidrômetros têm queda de 77% em 2023

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) realizou um balanço dos hidrômetros furtados em Caxias do Sul ao longo de 2023. De janeiro a 26 de dezembro, foi registrada uma queda de 77,36% de furtos de hidrômetros. Foram danificados 227 medidores, enquanto que o ano de 2022 fechou com 1003 unidades vandalizadas. O mês de março foi o que teve o maior número de unidades avariadas, com 41. Os bairros com os maiores índices são Santa Catarina (27) e Rio Branco (21).

Conforme o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, algumas medidas contribuíram para inibir o número de ocorrências. “Em março, instituímos a caixa de proteção para o hidrômetro, obrigatória para as novas solicitações de ligação de água e adequações de cavalete por meio das trocas de posição do medidor. Além disso, a Guarda Municipal também intensificou as rondas e identificou grande parte dos vândalos e dos receptadores”, explica.

Meletti ainda anuncia que no primeiro trimestre de 2024 iniciará a substituição dos hidrômetros por equipamentos em composite, composto por resina de polipropileno rígido e que possui excelentes propriedades físico-químicas. “Adquirimos, por meio de licitação, 22 mil hidrômetros de plástico. Além de ter máxima precisão dimensional e resistência, será um grande aliado à prevenção de furtos. Nos próximos meses iniciaremos a implantação nos pontos com maior incidência e, posteriormente, ampliaremos para toda cidade”, anuncia.

Denúncias podem ser feitas por meio da Guarda Municipal, 193, ou pelo telefone 115, plantão do Samae.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo