Contrabandistas de soja cogitaram assassinar repórter da RBS TV

A operação da Polícia Federal (PF) que desarticulou o contrabando de grãos na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina, nesta terça-feira (6), revelou um plano dos criminosos para assassinar o repórter Giovani Grizotti, da RBS TV.

A PF interceptou mensagens entre dois indivíduos que expuseram o plano. Em uma delas, um dos envolvidos alegou que as reportagens do jornalista obrigam a polícia a investigar crimes. Em resposta, o outro sugeriu a execução do repórter, argumentando que isso beneficiaria o esquema.

Giovani Grizotti, em outubro de 2022, expôs o esquema de contrabando de soja na fronteira entre o RS e a Argentina, exibindo flagrantes das atividades das quadrilhas e revelando fraudes nas notas fiscais. O contrabando envolvia a utilização de portos clandestinos nas margens do Rio Uruguai.

A operação da PF, que ocorreu em cinco estados, teve como alvo um grupo suspeito de movimentar R$ 3,5 bilhões nos últimos cinco anos em contrabando de grãos, principalmente soja e milho. Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca, apreensão e prisão, além de medidas de bloqueio de contas bancárias e apreensão de bens, como automóveis, imóveis de luxo e uma aeronave.

Com informações de GZH

Sair da versão mobile