Cesar Ricardo Forte dos Santos, 44 anos, assumiu o Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Veranópolis no início de dezembro. Natural de Porto Alegre, pai de dois filhos — o Gabriel e a Maria Eduarda —, o Sargento recebeu o Comando após a transferência do Tenente Andrade, que estava a frente da equipe desde 2021, para Bento Gonçalves.
Durante a realização da 3ª edição da Corrida do Fogo de Veranópolis, Forte conversou com a reportagem da Studio, compartilhando sua trajetória e projeções para o ano de trabalho.
Leia também | Corpo de Bombeiros de Veranópolis tem novo comando
Forte se formou Soldado em 2003, no curso que realizou em Porto Alegre. No mesmo ano, começou a trabalhar na cidade de Veranópolis.
— Por escolha, escolhi Veranópolis, mas aleatoriamente. Não sabia nem pra que lado ficava, e acabei dando certo. Escolhi uma cidade que a gente acaba se apaixonando rapidamente. — relembra o começo da trajetória.
Em 2014, mudou-se para trabalhar em Dois Irmãos, município da região metropolitana que lhe deu a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na área de prevenção de incêndio. Trabalhou na equipe por quatro anos, voltando à Veranópolis em 2018.
Na mesma época, realizava a preparação para avançar de cargo e se tornar 2º Sargento. Ainda em 2018, ele concluiu o curso que concedeu-lhe a patente. Na última sexta-feira (22), Forte foi promovido à 1º Sargento. A promoção foi oficializada em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, quando o governo gaúcho promoveu mais de 2.500 servidores da Segurança Pública e sistema prisional.
Veja | Estado oficializa a promoção de 2.540 servidores da segurança pública e do sistema prisional
— Vou tentar honrar com essa vivência e proximidade com toda a comunidade, sistema político, sistema empresarial. (…) O Comando já era algo que eu almejava, porque eu sou muito proativo. Eu tive uma reunião com todo o meu efetivo e coloquei pra eles que eles preparem a carcaça, porque nós vamos trabalhar muito. A gente vai buscar tudo o que for necessário para nossa comunidade, pra nós termos bons recursos para poder trabalhar. Vamos trabalhar bastante. — finaliza.
Atualmente, o Corpo de Bombeiros de Veranópolis atende 12 municípios (Veranópolis, André da Rocha, Cotiporã, Fagundes Varela, Guabiju, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Protásio Alves, São Jorge e Vila Flores) e conta com 17 militares à serviço do Pelotão. Quanto à estrutura, a equipe dispõe de 10 veículos de diferentes tipos para atender todas as demandas de trabalho.