A Câmara de Vereadores de Cotiporã, no Rio Grande do Sul, investiu em tecnologia ao longo de 2023 para melhorar a transparência e a eficiência dos seus processos.
Entre as principais mudanças, está a atualização do Regimento Interno, que estava defasado há anos. O novo documento traz mais clareza e transparência às regras que regem o funcionamento da Câmara.
Outra novidade é a transmissão ao vivo das sessões plenárias. Através da internet, a população pode acompanhar em tempo real os debates e votações realizados na Câmara.
A Câmara também implantou um sistema de votação eletrônica. Através de tablets, os vereadores votam digitalmente, sem a necessidade de papel.
O presidente da Câmara, Renan Lunardi, destaca a importância dessas mudanças. “Estas modificações foram além de necessária de extrema importância, pois além de gerar um custo benefício financeiro a longo prazo para a câmara de vereadores também entrega mais transparência para a população que é quem de fato precisa saber de todos os atos e ações dos vereadores que são servidores públicos e estão aqui nesta casa para servir a população.”