O Rio Grande do Sul deve enfrentar um período de calor intenso a partir desta quarta-feira (13). As temperaturas podem chegar a 40°C no final de semana, principalmente nas regiões Oeste, Central e Metropolitana de Porto Alegre.
De acordo com o meteorologista Vinícius Lucyrio, da Climatempo, o estado não vai passar por uma onda de calor, mas “vai ter temperaturas dignas de uma”.
A duração do período mais quente é importante porque, além da temperatura alta, é o que define ser uma onda de calor ou não. Ela ocorre quando se tem uma temperatura cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias. No caso do Centro do Brasil, ela deve se estender de 14 a 20 de dezembro, próximo da chegada do verão.
A alta pressão atmosférica, que traz condições de tempo estável, é responsável pelo aumento das temperaturas. Ela cria um movimento de ar no sentido anti-horário que vai fazer ingressar ar quente no RS carregado de outras regiões do país.
O aumento das temperaturas começa a partir desta quarta-feira (13), principalmente nas regiões Central e Metropolitana de Porto Alegre, passando de 34°C.
Na quinta e na sexta (15), as temperaturas já ficam acima de 35 graus na maior parte do estado, incluindo a Fronteira Oeste, além do Centro e da Região Metropolitana.
No final de semana, as temperaturas atingem o ápice, ficando entre 38°C e 40°C, indo da Fronteira Oeste, do Centro, pegando a Região Metropolitana de Porto Alegre e a Sul.
Na segunda-feira (18), as temperaturas começam a amenizar, mas começam a cair mesmo a partir de terça (19).
Em Veranópolis, a temperatura deve chegar aos 33°C.