O findar de 2023 oportuniza um momento de análise e retomada dos projetos feitos ao longo do ano. Na Câmara de Vereadores de Veranópolis o terceiro e penúltimo ano de mandato foi produtivo. Em uma série de reportagens, a Studio conversa com os representantes do Legislativo Municipal, que fazem um balanço das atividades do ano. Acompanhe a análise da vereadora Mara Garib Guzzo:
Como você avalia o ano de trabalho de 2023?
Foi um ano de muito trabalho, de muitos projetos e apesar de diferentes pensamentos, nós vereadores sempre procuramos atender as necessidades da nossa população, através de visitas, aprovação de projetos, estudos e tudo isso que buscamos é para beneficiar os cidadãos de Veranópolis e região.
Quais foram os principais desafios enfrentados pela Câmara no último ano e como foram trabalhados?
Foram tantos desafios! Notei muito que a nossa sociedade está bem diferente da primeira legislatura e nessa segunda o povo tá mais próximo de nós procurando resultados. Tivemos sim alguns projetos polêmicos mas sem dúvida nos reunimos, buscamos uma análise por parte dos que estão solicitando e fizemos uma política transparentes. Temos uma comunidade inteira que estão dependendo das nossas decisões e assim o fizemos! Não queremos agradar e sim lutar para progredir em todas as demandas da nossa gente.
Quais iniciativas, projetos ou ações deste ano, pessoais, você gostaria de destacar? E coletivas?
São muitas necessidades que buscamos para o nosso município. No ano que passou, foi construído o PLL que aprova as emendas impositivas. Que, dentro da legislação legal, podemos repassar recursos às entidades no final de cada ano.
Na segurança buscamos junto ao Governo do Estado o pedido de um carro-resgate e um caminhão de bombeiro, para atender a nossa população e região. Trabalhamos com o deputado estadual Carlos Búrigo e, em fevereiro de 2023, nos foi entregue o caminhão de bombeiros novo e um carro-resgate.
Tivemos repasses de vários deputados para o Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi para melhor atender a nossa comunidade e região. Um desses repasses, que me marcou foi o repasse de R$ 300 mil para o HCSPL que, em conversa com a secretária da saúde e o administrador do hospital, tivemos um retorno de 30 cirurgias para as mulheres que estavam aguardando vaga.
Agora, em 22 de dezembro, assinamos um convênio com o Governo do Estado, com o trabalho do deputado Carlos Búrigo, no valor de R$ 1 milhão para a aquisição de materiais e equipamentos para melhor atender nossa comunidade e região.
Como você avalia a relação do Legislativo com os demais poderes, entidades e comunidade de Veranópolis?
Tentamos fazer o possível para manter a harmonia entre os poderes, porém muitas vezes existem conflitos, entre criar um projeto de lei e votar esse mesmo projeto. Existe, neste processo, a participação da população que acaba se dirigindo a nós, pois somos a ponte entre o povo e o executivo. Devemos a eles uma explicação e o povo busca isso por sermos seus representantes na comunidade. Os poderes constituídos muitas vezes exigem cuidados maiores. Precisamos tratar tudo com muita cautela, seriedade e comprometimento.
Para você, quais as metas, planos e projeções para 2024? O que será prioridade?
A minha meta no início de cada ano e de muito comprimento e trabalho para atender as necessidades de nosso povo. Tenho muitos projetos e ideias para o ano de 2024, mas precisamos procurar resolver as demandas dos nossos munícipes.
Leia também:
- Balanço de 2023: vereadora Adriane Parise avalia ano de trabalho
- Balanço de 2023: vereador Cristiano Valduga Dal Pai avalia ano de trabalho
- Balanço de 2023: vereador João Guilherme Mazetto avalia ano de trabalho
- Balanço de 2023: vereadora Maria de Lourdes Gregol avalia ano de trabalho
- Balanço de 2023: vereador Rodrigo Costa avalia ano de trabalho
- Balanço de 2023: vereador Chumbinho Zanotto avalia ano de trabalho