Nesta sexta-feira (08/12), a equipe, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), resgatou uma tartaruga-de-orelha-vermelha (Trachemys scripta) em Erechim.
Uma moradora da cidade informou aos policiais militares que recebeu o animal silvestre de uma vizinha, porém não tinha condições de ficar com o réptil. A equipe do 3º BABM resgatou a tartaruga e encaminhou aos cuidados de um médico veterinário.
🐢Originária dos Estados Unidos e norte do México, a tartaruga-de-orelha-vermelha foi introduzida em várias regiões do mundo. No Brasil, surgiu como uma espécie invasora na década de 80, ao ser adotada de forma irresponsável como bichinho de estimação. Como diversas outras espécies invasoras, tornou-se um grande problema ambiental e teve sua comercialização proibida em 1998.
Sua presença de forma exótica, seja no Brasil ou em qualquer outro país em que ela seja intrusa, ameaça os animais nativos, com disputas de alimento, de território e de parceiro, a ausência de predadores a torna facilmente adaptada aos ambientes e o cruzamento com espécies nativas podem originar indivíduos híbridos, ou seja, que não se reproduzem.
🔰O Comando Ambiental da Brigada Militar atua na fiscalização, na proteção e preservação da fauna silvestre. Seja nosso parceiro nessa missão, denuncie o comércio ou criação ilegal de animais silvestres!